quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia da Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

Segundo Emílio Peres, a alimentação “faz-nos pequenos ou grandes, imbecis ou inteligentes, frágeis ou fortes, apáticos ou intervenientes, insociáveis ou capazes de saudável convivência…No fundo somos aquilo que comemos”.
De facto, ter uma alimentação saudável assegura o bom funcionamento do nosso organismo, contribui para a manutenção do nosso estado de saúde físico e mental e é fundamental na prevenção de doenças (por exemplo, obesidade, doenças cardiovasculares, cancro, diabetes, entre outras). A alimentação saudável bem como outros hábitos (por exemplo, atividade física) deve ser parte integrante do nosso dia-a-dia.



Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro de 2014





Alimentação saudável é essencial em todas as fases de nossa vida





Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente. Quando somos crianças, nossa alimentação é voltada para o crescimento de nossos ossos, pele, músculos e órgãos. Nessa fase brincamos, pulamos, aprendemos a ler e a escrever, entre várias outras coisas, por isso uma alimentação balanceada é imprescindível, pois precisamos de energia necessária para todas essas atividades. É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares, ou seja, que “aprendemos” a gostar ou não de certos alimentos.

Os hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida, por isso, é muito importante o estabelecimento de regras e de comportamentos alimentares saudáveis desde cedo, já que muitos dos erros alimentares dos adultos foram adquiridos  na infância.

Por isso, é importante desde cedo criar atitudes positivas face aos alimentos e à alimentação, encorajar a aceitação da necessidade de uma alimentação saudável e diversificada. É muito importante promover a compreensão da relação entre a alimentação e a saúde e fomentar o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, bem como incentivar a prática de exercício físico regular desde a infância.

Outra forma de despertar a atenção das crianças para uma alimentação saudável é estudando os rótulos dos alimentos. A partir dos rótulos podemos saber o que determinado alimento tem como ingrediente, e se ele realmente é saudável ou não.

A escola assim como a família tem um papel muito importante na formação de hábitos alimentares das crianças por isto cada dia mais   o exemplo dos adultos se torna essencial para o desenvolvimento dos hábitos das crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue