sábado, 27 de junho de 2015

Projeto SOBE na Artur Gonçalves - Relatório


Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral PROJETO SOBE,
Agrupamento Artur Gonçalves

Nada é mais bonito que o sorriso de uma criança (com uma boca saudável)!

O projeto SOBE teve início em Setembro de 2012, com o intuito de trabalhar a temática Saúde Oral, de forma flexível e integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis. O Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves foi convidado, em março de 2014, pelo “Pai do Projeto” Dr. Rui Calado, quando em visita de trabalho à Escola Artur Gonçalves, a implementá-lo, desafio que as coordenadoras da Biblioteca Escolar e Projeto de Educação para a Saúde aceitaram por o considerarem uma mais-valia na promoção da saúde oral para as nossas crianças e jovens.
O Projeto SOBE definiu como objetivo central conceber e executar estratégias de promoção da leitura e da escrita, bem como, através das suas Bibliotecas, aumentar a qualidade da divulgação e saberes sobre saúde oral, assim como a realização de rastreios pela Higienista Oral e distribuição de cheques dentistas sempre que necessário a todos os alunos (crianças e jovens). A Organização Mundial de Saúde aponta para 2020, metas para a saúde oral que exigem um reforço das ações de promoção da saúde e prevenção das doenças orais e um maior envolvimento dos profissionais de educação e saúde dos serviços públicos e privados. A colaboração prestada na parceria Educação e Saúde tem contribuído para a melhoria da saúde oral das crianças e dos jovens. Neste sentido foi criado o Programa Nacional da Saúde Oral o qual desenha uma estratégia global de intervenção assente na promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças orais, desenvolvendo-se ao longo do ciclo de vida e nos ambientes onde as crianças e jovens vivem e estudam.
A Biblioteca Escolar da Escola Artur Gonçalves recebeu do Projeto SOBE, numa caixa própria concebida e adquirida pela Direção Geral de Saúde, com o intuito de oferecer, às bibliotecas da RBE, um conjunto de materiais que suscitasse, nos estudantes, a vontade de explorar, de forma autêntica, o mundo da saúde oral. Através de materiais e meios divertidos, pretende-se favorecer o cruzamento de vários domínios de competência e conhecimentos. Os materiais foram criados com o apoio protocolado de diferentes empresas e constam de livros, vídeos, jogos, cartazes e autocolantes. Dando cumprimento ao estipulado na Circular Normativa do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral nº 2 / DSPPS/DCVAE datada de 09/01/09, o Agrupamento Artur Gonçalves desenvolveu diversas atividades promotoras da saúde oral com os alunos (do Jardim de Infância, 1º e 2º anos de escolaridade do 1ºciclo e 2º ciclo).
Iniciaram-se as atividades formativas no início do 1º período no dia 23 de outubro, tendo sido realizada uma sessão sobre “ saúde oral”, para os alunos do 1º ano do Centro Escolar de Riachos. “As mil cores do sorriso da Maria” foi o conto que a professora Felisbela Morgado leu, passando assim a mensagem sobre a importância de manter os dentes sãos e ter um sorriso lindo. A professora Maria do Rosário Caldeirão, distribui os kits de higiene oral  (copo, escova de dentes e pasta de dentes) relembrando a importância da higiene oral, nomeadamente a escovagem dos dentes e ida ao dentista para que não houvesse cáries dentárias, mas também referiu como os hábitos de alimentação equilibrada contribuem para ter uns dentes saudáveis. A distribuição de quase uma centena de kits vai permitir aos alunos a escovagem dos dentes na escola após o almoço.Com o trabalho realizado com estes alunos recém - chegados ao 1º ciclo foi mais uma vez a escola, promotora de hábitos de vida saudável, pretendendo que esta mensagem seja também passada para os membros das famílias. Ainda no primeiro período idêntica sessão foi realizada para os alunos do 1º Ciclo do Centro Escolar da Meia Via, no 2º período foram realizadas as sessões na Escola de Santa Maria e Escola do 1º Ciclo de Liteiros. Quer os professores titulares das turmas quer os alunos mostraram-se sempre recetivos, cooperantes e entusiasmados com os trabalhos e dinâmica do projeto. Nas escolas onde eram reunidas condições para poderem ser realizadas a escovagem dos dentes pelas crianças foram distribuídos os referidos kits de escovagem que passou a ser feita uma vez por dia após o almoço, assegurando uma importante prática de higiene oral. A par deste trabalho foi sempre reforçado pela professora Maria do Rosário Caldeirão a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde e sugeridos algumas merendas do meio da manhã ou da tarde ditas saudáveis.
Com os alunos do 2º ciclo esta atividade, promotora da saúde oral e de uma alimentação equilibrada, decorreu com a colaboração da Dra. Alexandra Simões  que alertou para importância da escovagem dos dentes bem-feita e diariamente a fim de evitar caries dentárias e ainda a promoção da saúde oral passar pela consulta ao dentista feita periodicamente. Com a colaboração de enfermeiros da Unidade de Cuidados à Comunidade do Centro de Saúde de Torres Novas, foi mais uma vez reforçado ensinamentos sobre a alimentação saudável.
Os trabalhos com os alunos do pré- escolar do Agrupamento iniciaram no dia 30 de abril e terminaram no passado dia 9 de junho. No dia 30 de abril os trabalhos decorreram na Escola Artur Gonçalves com todos os alunos do Jardim Escola de Santa Maria, onde após visionado o filme temático o “Dr. Dentolas” foi realizada uma sessão interativa, dinamizada pelas professoras Felisbela Falcão e Maria do Rosário Caldeirão e Dra. Alexandra Simões. No dia 28 de maio as duas professoras coordenadoras deslocaram-se ao Centro Escolar de Meia Via e os trabalhos realizados destinaram-se igualmente aos alunos do pré-escolar, tendo para além da dinamização com diferentes materiais áudio visuais e livros ainda sido explicado como “escovar bem os dentes” e distribuídos os kits que os alunos receberam com muito agrado tendo já nesse dia sido feita a escovagens dos dentes depois de almoço, aplicando os ensinamentos aprendidos na sessão da manhã. No dia 4 de junho foi a vez dos alunos do pré-escolar das Escolas de Resgais e Liteiros se deslocarem à Escola Artur Gonçalves onde na Biblioteca da Escola a professora Felisbela Falcão e a Dra. Alexandra Simões dinamizaram a sessão que passou pelo conto, jogos e visionamento de filme e entrega de diplomas. A terminar foi realizada a sessão em Riachos com os alunos do pré – escolar dinamizada pelas docentes Ana Paula Ferreira e Maria João Martins, da Escola Chora Barroso, utilizando uma aplicação temática das tabletes e tal como em outras sessões já dinamizadas nas outras escolas, recorrendo à divertida e alegre canção, “Lavar os dentes”.
Após terminados todos os trabalhos planificados para este ano letivo e passando de seguida à análise dos resultados e avaliação dos mesmos, concluí- se que estes continuam a ser excelentes. Segundo informação dada pelos Serviços Nacionais de Saúde ao Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, os alunos do nosso Agrupamento apresentam uma das taxas mais baixas de incidência de cáries dentárias da região onde nos inserimos. Com o trabalho realizado este ano letivo 2014/2015, perspetivamos que assim continuem!
Deixamos ainda a informação para as muitas dezenas de alunos dos diferentes níveis de ensino do Agrupamento Artur Gonçalves que receberam este ano letivo o cheque dentista, que podem realizar a escolha do médico dentista aderente. Esta escolha por parte dos pais e alunos poderá ser feita através da lista que se encontra no Centro de Saúde, no site www.dgs.pt.
Agradecemos a todos os que permitiram a consecução destes trabalhos e aos que fizeram para que este fosse possível. A todos os parceiros, Centro de Saúde de Torres Novas, Farmácia Lima e Câmara Municipal de Torres Novas (esta última pelo transporte dos alunos do pré escola das Escolas de Liteiros e Resgais à Escola Artur Gonçalves). Á Direção da Escola sempre pronta a apoiar todas as atividades, a todos os professores que transformaram as suas aulas em aulas promotoras de saúde e deram continuidade aos trabalhos e projetos iniciados nas sessões, aos pais que articularam em casa e reforçaram a “lição”, aos professores e assistentes operacionais que supervisionam as escovagens dos dentes dos nossos alunos nas diferentes escolas, aos nossos alunos que com tanto entusiasmo aceitaram o desafio com o objetivo de “continuar a ter um sorriso lindo e são”, aos professores que divulgaram a informação e que colaboraram de um ou de outro modo para que os resultados tenham sido excelentes. Obrigada!

A coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde
Mª do Rosário Pereira da Rosa Caldeirão

Veja as imagens de algumas das atividades deste projeto 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue