terça-feira, 23 de junho de 2015

Relatório PES

      
Veja as imagens de algumas das atividades desenvolvidas



 Projeto de Educação para a Saúde em Meio Escolar 
Agrupamento Artur Gonçalves    
A saúde é um conceito positivo, um recurso quotidiano que implica “um estado completo de bem-estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doença e/ou enfermidade (OMS, 1993). Dentro desta perspetiva, a Educação para a Saúde deve ter como finalidade a preservação da saúde individual e coletiva.
           O Projeto de Educação para a Saúde em Meio Escolar tem como objetivos principais promover a saúde em meio escolar e educar para a saúde. Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao bem-estar físico, social e mental. A ausência de informação incapacita e/ou dificulta a tomada de decisão assertiva.
           Este projeto promoveu a ligação da escola à família e à comunidade interagindo e colaborando com outras entidades e instituições, locais e nacionais, nomeadamente, Abraço, Comissão Nacional de Luta Contra a Sida, Centro de Apoio e Prevenção das Toxicodependências, Comissão Nacional de Luta contra o Cancro, Associação Portuguesa de Apoio à Vitima, Polícia de Segurança Pública de Torres Novas e Hospital e Centro de Saúde de Torres Novas. De inúmeras atividades realizadas no âmbito da promoção da saúde em meio escolar, houve a participação empenhada e ativa de professores e todos os alunos do Agrupamento. A divulgação destas atividades foram apresentadas, em jornais locais, na página da escola e no Blog da Saúde. Foram consideradas temáticas prioritárias após realização de diagnóstico: Alimentação e atividade física; Saúde oral; Saúde mental; Prevenção de consumo de substâncias psicoativas; Sexualidade e afetos; Prevenção de infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA; Saber viver com os outros- Relações interpessoais; Métodos contracetivos e Gravidez na adolescência; Prevenção da Violência no meio escolar e do Bulling; Prevenção da Violência no namoro; Higiene corporal; Higiene postural; Prevenção do Tabagismo e Promoção de Hábitos de Vida Saudável. Ao longo do presente ano letivo foram trabalhadas as diferentes temáticas nos diversos anos de escolaridade, incluídas nos respetivos planos de trabalho das turmas e integrando atividades e sessões temáticas dinamizadas por técnicos especializados. Colaborou ainda, com o Projeto Ajuda (- te), tendo desenvolvido rastreios de saúde para a comunidade escolar e envolvente, integrou o Projeto Prémio Infante D. Henrique que terá início no próximo ano letivo e o Projeto SOBE em parceria com a Biblioteca Escolar. Comemoraram-se dias temáticos: Dia Mundial da Alimentação, Dia Mundial de Luta contra a Sida e Dia dos Namorados, Dia Mundial Sem tabaco e Semana do Amor e dos Afetos. Realizaram-se palestras, exposições de trabalhos, debates, concursos, cursos de adolescentes, ações de formação destinados a alunos, assistentes operacionais e encarregados de educação e outros ainda a toda a comunidade escolar e local. Para o desenvolvimento dos trabalhos deste projeto contámos com a colaboração preciosa de alguns voluntários sem os quais alguns dos objetivos não teriam sido atingidos. Muito obrigada e bem hajam.

            O Gabinete de Atendimento a Adolescentes, no pavilhão azul, atendeu e a encaminhou os alunos que o procuram em busca de informações e ajuda.
           
            A Escola, através do Projeto de Educação para a Saúde em Meio Escolar, foi assim este ano letivo que termina, um bom ponto de partida para a Promoção da Saúde, bem como a promoção das alternativas pessoais para lidar com os desafios da vida e com a procura de bem-estar.

A Coordenadora do Projeto Educação para a Saúde
Mª do Rosário Pereira da Rosa Caldeirão






Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue