Em Portugal, como em
outros países, nos últimos anos, a violência na escola tem tido cada vez maior
visibilidade social. Todavia, pode dizer-se que nas escolas portuguesas as
situações de violência são raras. Apesar disso, a violência constitui uma preocupação
fundamental, dado o potencial impacto negativo quer na vítima quer nos
agressores quer, ainda, no clima geral da escola.
Com o objetivo de prevenir a violência entre pares, tem-se verificado o desenvolvimento de programas de intervenção na escola que adotaram esta perspetival no combate à violência (intervenção nos recreios, desenvolvimento da relação escola-comunidade-família, por exemplo).
Na semana da escola (19 a 23 de Março
de 2012), no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde e em parceria com a PSP
de Torres Novas decorreram sessões sobre a Prevenção da
Violência na Escola, na
sala dos grandes grupos para os alunos
do 7º e 8º ano de escolaridade.
Com o objetivo de prevenir a violência entre pares, tem-se verificado o desenvolvimento de programas de intervenção na escola que adotaram esta perspetival no combate à violência (intervenção nos recreios, desenvolvimento da relação escola-comunidade-família, por exemplo).
Consideramos que a violência na escola (quer seja sistemática ou
ocasional) é um fenómeno de carácter multifactorial, com diferentes expressões
e múltiplas causas, em cuja prevenção a escola tem um poderoso impacto.
Têm sido diversas as atuações preventivas da violência na escola
realizadas (projeção de filmes, debates, sessões temáticas nas aulas de formação
cívica e com técnicos de saúde, atividades lúdicas).
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