quarta-feira, 25 de abril de 2012

Violência na escola

Em Portugal, como em outros países, nos últimos anos, a violência na escola tem tido cada vez maior visibilidade social. Todavia, pode dizer-se que nas escolas portuguesas as situações de violência são raras. Apesar disso, a violência constitui uma preocupação fundamental, dado o potencial impacto negativo quer na vítima quer nos agressores quer, ainda, no clima geral da escola.

Com o objetivo de prevenir a violência entre pares, tem-se verificado o desenvolvimento de programas de intervenção na escola que adotaram esta perspetival no combate à violência (intervenção nos recreios, desenvolvimento da relação escola-comunidade-família, por exemplo).




Consideramos que a violência na escola (quer seja sistemática ou ocasional) é um fenómeno de carácter multifactorial, com diferentes expressões e múltiplas causas, em cuja prevenção a escola tem um poderoso impacto.



Têm sido diversas as atuações preventivas da violência na escola realizadas (projeção de filmes, debates, sessões temáticas nas aulas de formação cívica e com técnicos de saúde, atividades lúdicas). Na semana da escola (19 a 23 de Março de 2012), no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde e em parceria com a PSP de Torres Novas decorreram sessões sobre a Prevenção da

Violência na Escola, na sala dos grandes grupos  para os alunos do 7º e 8º ano de escolaridade.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue