terça-feira, 3 de abril de 2018

Exposição de afetos

EXPOSIÇÃO  AGRUPAMENTO DE AFETOS

Há alguns anos que o Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves comemora o amor e os afetos geralmente no mês de fevereiro, atendendo ao dia de São Valentim ter lugar neste mesmo mês. São realizados trabalhos, exposições, palestras e formações, atividades lúdicas e concursos temáticos para os diferentes níveis de ensino. Mas com uma exposição de trabalhos representativa dos trabalhos que se realizam nas diferentes escolas do agrupamento com os alunos do jardim-de-infância ao ensino secundário.
Este ano letivo de 2017/2018 comemorou-se os Afetos nos dias do Agrupamento no passado mês de março e teve lugar a exposição “Agrupamento de Afetos”
Trabalharmos num agrupamento que preza e valoriza os afetos, permite-nos afirmar que educamos promovendo o afeto.
Mas o que são os afetos?
Os afetos têm a ver com aquilo que nos afeta, são algo de que somos dotados; são tendências para responder positiva ou negativamente a experiências emocionais relacionadas com as pessoas ou objetos. Ter afetos é ser dotado da capacidade de dar e de receber, de amar e de ser amado, de perturbar e de ser perturbado, por exemplo; os afetos exprimem-se através das emoções e têm uma ligação especial com o passado, com as experiências e vivências com as pessoas, objetos, ambientes e ideias. As emoções estão ligadas essencialmente a situações presentes e exprimem-se em sentimentos e emoções.
No dia do perfil do aluno, ao fim da tarde de trabalhos, quando cada turma se fez representar com uma frase, a escolhida foi: “ Envolve-me e eu aprendo”.

Aí está bem explicita a promoção dos afetos
Mª do Rosário Caldeirão

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue